Extinta a Superintendencia do Trabalho Artesanal nas Comunidades
29/02/2016
Feira de Artesanato
Semana da Arte Paulistana
29/02/2016

Sutaco

Sutaco

A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) corresponde autarquia ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), do estado de São Paulo, que desde 1970 vem fazendo a diferença na vida e trabalho dos artesãos. Graças à Sutaco a classe obteve grandes conquistas, como a Carteira de Identificação, que credencia o profissional de artesanato, e cursos de qualificação na área, entre outros exemplos.

Criada sob o Decreto-Lei nº 256, de 29 de maio de 1970, a Sutaco é responsável há mais de quatro décadas por integrar a mão de obra marginalizada no mercado produtivo. Com isso, milhares de artesãos do estado de São Paulo já puderam contar com a ajuda da instituição, que tem como seu principal objetivo inserir os artesãos no mercado, permitindo que a sua arte seja valorizada e também que esse profissional colabore com a economia nacional.

Hoje a Sutaco é um dos melhores locais para o artesão paulista, que pode contar com o cadastramento feito pela autarquia da SDETCI e, dessa forma, ter acesso:

1) Aos serviços de envio de nota fiscal eletrônica (NF-e);
2) Aos cursos de qualificação e requalificação (atuando como professor ou como aluno);
3) À divulgação e ajuda no comércio do artesanato;
4) Ao microcrédito (Banco do Povo);
5) Orientação jurídica e técnica.

Assim, a Sutaco tem proporcionado renda à classe dos artesãos paulistas e, mais do que isso, tem despertado a consciência acerca da produção de um artesanato de alta qualidade e com design de excelência. Por isso mesmo, a instituição tem realizado, ao longo dos anos, um trabalho que pode ser considerado como grande exemplo para todos os outros estados do país, que nem sempre dispõem de uma autarquia dedicada exclusivamente para as necessidades dos artesãos.

Antes da criação da Sutaco, a maioria dos artesãos das comunidades não dispunham de nenhum meio para divulgar ou fazer com que os seus produtos artesanais chegassem às feiras. Porém, desde que a instituição passou a atuar, este profissional tem a chance de ter o seu artesanato participando de feiras nacionais e internacionais, que, por sua vez, estimulam a classe para uma produção diferenciada e de alta qualidade.

De forma geral, entendemos que a atuação e os serviços da Sutaco têm sido essenciais para a valorização profissional e social dos artesãos das comunidades paulistas. Para que o artesão tenha acesso ao cadastro da autarquia, é necessário apenas que ele marque uma entrevista e demonstre o seu ofício sob a avaliação da comissão técnica, sendo esta a responsável por verificar se o trabalho do artesão se encaixa às normas e regulamento da Sutaco.

Presente na Capital, no litoral e no interior do estado de São Paulo, a autarquia é coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no estado de São Paulo e proporciona aos artesãos os seus serviços de forma gratuita, como é o caso da Carteira de Identificação. Portanto, o que a Sutaco vem fazendo é atender não apenas às necessidades, mas também os anseios, desta classe profissional.

Fonte: Rede Aliança Brasileira

Blog do Site www.redealianca.com.br/blog/sutaco

Post.: Ricardo Lima – Tel. 11 98027-0260

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *