TV Artesão SP Cidade de São Paulo
23/04/2017
Legislação Municipal
13/05/2017

Feiras de Artesanato na Capital Paulista

Saiba aonde acontecem as feirinhas de artesanato da capital paulista e seus horários de funcionamento

São Paulo é bastante conhecida por ser um pólo comercial. De shoppings a ruas temáticas, passando pelos bazares, o que não falta é opção de lugares para fazer umas comprinhas. Com preços bons e espalhadas por toda a cidade, sendo mais de 900 pela capital paulista, as feiras de artesanato já são famosas pela variedade de produtos.

O Guia do Artesão separou algumas feiras de artesanato da capital e os horários de funcionamento.

1 Feira da Praça Benedito Calixto

Inaugurada em 1987, a Praça Benedito Calixto é um ponto de referência intelectual e cultural, já fazendo parte, com suas inúmeras atrações, do calendário turístico e de lazer da capital paulista.Um dos eventos é a Feira da Praça, que acontece todos os sábado e conta com 320 expositores, mostrando artesanato variado, obras de arte e antiguidades.

Endereço

Entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio
Praça Benedito Calixto, s/nº, Oeste 05406-040
Horário(s) Feira da Praça: sábado, 9h às 19h; Chorinho na Praça: sábado, 14h às 18h30; Praça de Alimentação: sábado, 9h às 19h.

Outro destaque é o Autor da Praça, projeto que acontece duas vezes ao mês no local, onde autores lançam seus livros e conversam com o público.Mas as atrações não param por aí, todo sábado acontece o Chorinho na Praça, comandado pelos músicos Canário e seu Regional, além de quitutes espalhados em bancas com doces, salgados e outras guloseimas. Foto: Divulgação

2 Feira da Liberdade

Inaugurada em 1975, a Feira Oriental da Liberdade foi criada com o objetivo de expor trabalhos dos imigrantes orientais e mostrar um pouco mais da cultura japonesa para o público brasileiro.

Endereço

Próximo à estação de metrô Liberdade
Praça da Liberdade, s/n, 01503-010
Horário(s) Sábado, 9h às 18h e domingo, 9h às 19h.

Com o passar dos anos, a feirinha se tornou um local que abriga não só orientais, mas artesãos de várias nacionalidades. Além de produtos típicos da cultura japonesa, entre as 200 barracas é possível encontrar sabonetes, velas, artigos em couro, bijuterias, plantas, esculturas, quadros, entre outros artigos.

Durante o ano, a organização da feira promove diversos eventos culturais, como campeonatos de sumô, apresentações de danças típicas e festivais, como a chegada do ano novo chinês.

3 Feira da Praça da República

Feira da Praça da República começou como uma pequena feira de selos. Com a chegada de colecionares de moedas e hippies, o evento cresceu e se transformou em um espaço voltado para artes e artesanato. Realizada aos domingos, é um ponto de passagem obrigatória tanto para turistas que visitam São Paulo, quanto para moradores da cidade.

Endereço

próximo ao Metrô República
Praça da República, s/n, 01045-001
Horário(s) Todos aos Sábados e domingos, das 8h às 18h.

Na feira da Praça da República, além da varidedade de produtos comercializados, os visitantes também encontram uma pequena praça de alimentação. Lá, você se depara desde sabonetes até peças para decoração, passando por bolsas, roupas, brinquedos, bijuteria e artigos em prata. A maioria dos artigos é vendida pelos próprios produtores, proporcionando um contato direto entre os artistas e o público em geral, que pode comprar os produtos por preço mais barato.

4 Feira do Val Livre do Masp

Localizada na avenida mais famosa da cidade, a Feira do Vão Livre do Masp reúne todos os domingos colecionadores e expositores. Conhecida como principal local de vendas de antiguidades, a feira do Vão Livre do Masp já existe há vinte anos e chega a receber até cinco mil pessoas em apenas um dia.

Endereço

Vão livre do Masp
Avenida Paulista, s/n, 00000-000
Horário(s) Domingo das 10h às 17h.

Realizado aos domingos das 9h às 17h, a feira coloca a venda quadros, esculturas, luminárias e candelabros entre outros objetos de decoração. O principal foco da feira são antiguidades e produtos raros, como punhais, moedas para colecionares e objetos para a casa.

Na mesma altura, mas do outro lado da avenida Paulista, fica a feira de artesanato. Com produtos mais acessíveis, a feira contrasta com os artigos encontrados na Feira do Vão Livre do Masp. Sabonetes, incensos, bijuterias, enfeites para a casa e produtos de madeira podem ser encontrados pelos visitantes.

5 Feira de Santa Rita

A Feira de Artesanato Praça Santa Rita foi fundada em 1994 e localiza-se na região administrada pela Subprefeitura de Vila Mariana, ao redor da Igreja de Santa Rita de Cássia . Desde sua fundação, a feira já promoveu diversos eventos, como a Campanha de Natal Sem Fome (2002), além de participar de várias festas e comemorações ao longo dos anos.

Endereço

Rua das Rosas com Av. Senador Casemiro da Rocha
Praça Santa Rita de Cássia, s/nº, Sul 04048-010
Horário(s) Sábado, das 9h às 16h.

O grande destaque dessa feira é a qualidade dos produtos expostos nas barracas amarelas: objetos de decoração, artigos em couro, bijuterias, mosaico, abajur, roupas para cachorro, artesanato em madeira, bisqüi, bordados, pinturas em telas e quadros, sabonetes, pedras, crochês, marchetaria, além das barracas de comidas típicas, como yakisoba, tempura, pastel e bolinho de bacalhau.

6 Feira de Artes Artesanato de Moema

A Feira de Artes Plásticas, Artesanato e Cultura de Moema já faz parte do calendário fixo da cidade de São Paulo. O evento acontece todas as quartas, sextas e domingos, na Praça Nossa Senhora Aparecida, das 9h às 17h. No domingo, são mais de 200 expositores.

Endereço

Avenida Moema com Avenida Ibirapuera e Avenida Divino Salvador, s/n, 00000-000
Horário(s) Quarta, sexta e domingo, 9h às 17h.

Fundada em 1991, a feira abriga barraquinhas com artesanatos, bijuterias, artigos em madeira, artes plásticas, doces e salgados.

Feira Kantuta

Uma feira pequena, mas cheia de cores e cultura. É lá que os imigrantes bolivianos se reúnem para comer pratos típicos. Você pode provar bebidas da região, refrigerante Inca Cola, cerveja local e comidas com ingredientes do país. Lá também são vendidos itens típicos como artesanatos, lã de lhama, malhas, roupas, diversos itens de culinária e artesanato e outros produtos da região.

Todos os domingos, das 11h às 19h, na Praça Kantuta – Canindé

Feira do Bixiga

Barracas de antiguidades, Artesanato, móveis, discos usados, revistas, livros, utensílios domésticos e muitas quinquilharias na tradicional feira do Bixiga. Vale a pena conhecer e conferir também o espaço dedicado aos brechós.

Domingos, das 8hs às 18h, na Praça Dom Orione – Bixiga

Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes

São mais de 4 mil m² de área verde recheados de guloseimas deliciosas. As comidinhas do evento tem uma variedade de 50 expositores entre barracas, artesanato e foodtrucks e stands. E a melhor parte é que com até 20 reais você pode comer muito bem e as comidinhas são de qualidade.

Sábado e domingo, das 12h às 20h, na Av. Marquês de São Vicente, 2301 – Perdizes

Pracinha Gourmet

Para quem está procurando boa comida e com preço acessível, a pracinha foi inspirada nas famosas feirinhas gastronômicas. Lá são 9 expositores que vão desde suas barraquinhas até os equipados foodtrucks. As cozinhas também variam bastante então agrada a todos os paladares e gostos.

Segunda à Sexta, das 11h às 15h, na Rua Tenerife, 74 – Vila Olímpia

Feira Omaguás

Essa é uma das feirinhas em SP dedicada aos amantes de arte e artesanato. Lá você vai encontrar uma infinidade de acessórios de couro, crochê, patchwork e tricô. Tem também peças que vão desde caixinhas a mimos para as crianças. E como o público acaba sendo bastante feminino, as lindas joias de alguns expositores encantam quem passa ali. Já no quesito comidinhas, você pode provar algumas delicias da cozinha vegana.

Acontece todos os domingos, das 10h às 17h, na Praça dos Omaguás em Pinheiros

Galpão Gastronômico

Uma das únicas ferinhas que acontece em um ambiente fechado para que você possa visitar tanto em dias de chuva e frio como nos de sol. A programação costuma mudar, mas você vai encontrar basicamente barracas e foodtrucks que vendem hambúrgueres, temakis, churros, massas e doces.

Sábados e domingos, das 12h às 17h, na Av. Mofarrej, 992 – Vila Leopoldina

É isso ai. Tem mais feiras em SP? Deixa nos comentários que com certeza nós iremos lá conhecer.

Deixe seu comentário!

 

Entre outras feiras na Cidade de Leste a Oeste.

 

10 Comentários

  1. Lylian disse:

    Gostaria de saber maiores informações de como expor nessas feiras .
    Agradeço deade ja.

    • Sindiartes disse:

      Ola Amiga, todo bem Sr.Lylian legal sobre a venda ou expor seus produtos você precisa procura a prefeitura da sua cidade o sindicato não administra feiras e eventos, para você se afiliar você apoderar ir ate a av. Nove de Julho, 40 – 20 andar sala 20 H – Centro de são Paulo, qualquer coisa estaremos a sua disposição, fica com Deus.

  2. João Eduardo disse:

    Olá, muito boa a postagem! Tenho interesse de ingressar como expositor na feira da Paulista. Faço caricaturas e painéis decorativos com pintura de personagens com rostos vazados para fotos

    • Sindiartes disse:

      Ola Amigo, todo bem Sr.JOÃO legal sobre a venda ou expor seus produtos você precisa procura a prefeitura da sua cidade o sindicato não administra feiras e eventos, para você se afiliar você apoderar ir ate a av. Nove de Julho, 40 – 20 andar sala 20 H – Centro de são Paulo, qualquer coisa estaremos a sua disposição, fica com Deus.

  3. Odilia disse:

    Sou artesã, e gostaria de participar das feiras de artesanato em SP, qual o caminho, onde ter contato com os organizadores?
    Aguardo uma resposta
    Obrigada

    • Sindiartes disse:

      Ola Amiga, todo bem Sr.ODILIA legal sobre a venda ou expor seus produtos você precisa procura a prefeitura da sua cidade ou Prefeitura Regional o sindicato não administra feiras e eventos, para você se afiliar você apoderar ir ate a av. Nove de Julho, 40 – 20 andar sala 20 H – Centro de são Paulo, qualquer coisa estaremos a sua disposição, 11 980270260, fica com Deus.

  4. RITA DE CASSIA BRASAO disse:

    Olá Boa tarde…
    Sou artesã e gostaria de saber como expor nestas feiras e se filiar ao sindiartes. Segue meu contato para retorno ( tb é Whatsapp) 11973277306

    • Sindiartes disse:

      Ola Amiga, todo bem Sr.Rita legal sobre a venda ou expor seus produtos você precisa procura a prefeitura da sua cidade o sindicato não administra feiras e eventos, para você se afiliar você apoderar ir ate a av. Nove de Julho, 40 – 20 andar sala 20 H – Centro de são Paulo, qualquer coisa estaremos a sua disposição, fica com Deus.

  5. Jefferson carvalho lerin disse:

    Oi, gostaria de saber como faço para ter uma barriquinha de artesanato?

    • Sindiartes disse:

      Ola Amigo, todo bem Jefferson legal sobre a Barraca de artesanato amigo hoje existe vários locais onde você pode compra sua barraca de artesanato no Braz tem lojas especializadas, caso seja barraca para venda ou expor seus produtos você precisa procura a prefeitura da sua cidade o sindicato não administra feiras e eventos, qualquer coisa estaremos a sua disposição, fica com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *