Caravana do Artesanato Paulista
08/07/2017
Quais as vantagens de comprar peças artesanais?
29/10/2018

Artesanatos: Por que você deve começar a comprar?

Milhões de brasileiros ganham a vida confeccionando peças exclusivas, artesanalmente, dedicando-se todos os dias a transformar a sua matéria-prima em produtos de qualidade e valor para quem compra. Se você ainda não tem o hábito de investir em artesanato, veja a seguir por que vale a pena começar a comprar.

Valorizar essa atividade econômica

Infelizmente, um artesão não tem o mesmo suporte de uma grande indústria, por isso, sobreviver do seu próprio trabalho acaba sendo um desafio maior. Ao comprar essas peças, você ajuda a fomentar a economia artesanal e contribui com a fonte de renda desses profissionais.

Compra consciente e sustentável

Em um momento em que se discute tanto a importância de consumir com mais consciência, as chamadas “fast fashion” vão totalmente contra esse princípio. São lojas que vendem peças que foram produzidas em larga escala industrial, com o objetivo de gerar grandes montantes de lucro e normalmente com muito desperdício de material.

O artesão é o oposto: ele não produz suas peças com o intuito de lucrar milhões, mas sim porque realmente ama o que faz. Além disso, como a confecção é feita de forma mais meticulosa, o desperdício de materiais acaba sendo praticamente insignificante.

Por isso, investir em artesanato é também uma prova de consciência de consumo e proteção ao meio ambiente!

Exclusividade

Já falamos por aqui sobre o caráter exclusivo das peças artesanais. A única forma de comprar um produto tendo a certeza que de que ninguém terá nada igual é investindo em um objeto artesanal.

Como o trabalho é manual, e não realizado por máquinas, cada produto certamente terá a sua particularidade, perfeito para quem gosta de ser original e autêntico!

Valorizar a arte

O artesanato é também uma criação artística que envolve a escolha de materiais, texturas, cores e todo o aspecto cultural agregado a cada objeto. Portanto, investindo nesse tipo de produto, você também está valorizando toda a produção artística que existe por trás da sua confecção.

Qualidade

Esse é um ponto levado em consideração para qualquer compra, e aqui não poderia ser diferente. Produtos artesanais tendem a utilizar boas matérias-primas, o que aumenta a durabilidade. Além disso, por ser feito manualmente, existe um cuidado maior com os pequenos detalhes, por consequência, os acabamentos são mais bem feitos também.

Ótimos presentes

Quando precisar presentear alguém e ficar em dúvida sobre o que escolher, uma peça artesanal sempre é uma ótima pedida. Presentear com algo tão exclusivo mostra que você conhece de verdade aquela pessoa e, mais do que isso, se preocupa em lhe dar algo que seja realmente a cara dela. Além, é claro, de estar oferecendo uma peça cheia de cuidado e carinho desde a sua concepção!

Variedade de produtos

Hoje em dia, o artesanato atingiu um patamar de variedade muito interessante. Você consegue encontrar roupas, calçados, brincos, pulseiras, agendas, objetos de decoração, embalagens, brinquedos, artigos religiosos e muito mais, tudo produzido manualmente.

A Rede Aliança certamente é um exemplo da variedade existente em produtos artesanais. Vale a pena conferir e escolher os seus preferidos!

Fonte autorizado por, www.redealianca.com.br/shop/blog/artesanatos-por-que-voce-deve-comecar-a-comprar/?v=19d3326f3137

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *