Roupas artesanais: Por que elas são um ótimo investimento?
29/10/2018
Como a compra de artesanato motiva os artesãos?
14/11/2018

Artesanato: Invista e tenha peças exclusivas sempre!

Muitas pessoas não têm noção de como é grande o artesanato no Brasil. Mais de 8 milhões de artesãos movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano, gerando um grande impacto na economia brasileira. A atividade só conquistou tanto espaço graças à qualidade e a exclusividade de cada peça produzida, características que fazem o investimento valer muito a pena!

Sempre uma peça exclusiva

O caráter exclusivo das peças artesanais é o que mais as torna interessantes. Cada pessoa é única e merece acessórios também únicos para mostrar ao mundo a sua identidade e personalidade. Quando você se depara com uma peça artesanal e acha que ela tem tudo a ver com você, pode investir, porque ninguém mais terá algo igual. Será exclusivo!

Hoje em dia, o sistema industrial de produção tem contribuído para deixar todas as pessoas dentro de um mesmo padrão. Basta uma volta pelo bairro e você poderá encontrar pessoas com roupas, calçados e acessórios iguaizinhos aos seus. Isso não necessariamente é um problema, mas certamente dificulta a criação de um estilo próprio e autêntico.

Ao incrementar o visual com acessórios produzidos artesanalmente, automaticamente você já estará saindo do óbvio e trazendo um toque exclusivamente seu para o look. É aí que está o charme desse tipo de produto, saber que a peça que você tem em casa é só sua e de mais ninguém!

Confecção cuidadosa

Junto com essa questão da exclusividade, vem o cuidado e o carinho que existe por trás do trabalho dos artesãos. Não é apenas para quem compra que aquela peça será única, mas também para quem produz.

Quando você compra uma pulseira artesanal, por exemplo, ao olhar para ela, saiba que o artesão a confeccionou sabendo que jamais faria nada que fosse exatamente igual. Por isso, depositou toda a sua atenção, cuidado e carinho nela.

Ao comprar uma peça como essa, você não está levando apenas o produto em si, mas toda a dedicação de alguém que passou algum tempo da sua vida zelando apenas por aquele objeto.

Valor simbólico

Para que uma peça seja considerada artesanal, é preciso que o trabalho manual seja o principal componente daquele objeto. Isso também significa que o produto incorpora um valor simbólico e cultural muito grande.

Dependendo da região onde aquele artesão vive ele vai usar um tipo de material e vai ter um método para confeccionar a peça. Tudo o que ele aprendeu (muita vezes, vindo de uma família inteira que se dedica ao artesanato) e todas as suas vivências estarão de alguma forma embutidas naquele objeto.

Perceba quanto valor está associado à exclusividade do artesanato! Vai muito além de ter uma peça única, você adquire uma peça com história, que reflete uma cultura. Esse é um valor agregado que nenhum produto fabricado em escala industrial pode oferecer!

A Rede Aliança é o maior mercado online de produtos exclusivamente artesanais. Deixamos aqui o convite para você navegar pelo nosso site e conhecer as categorias que vendemos, desde acessórios até objetos de decoração, passando por materiais de escritório e muito mais. Leve esse toque especial para o seu dia a dia.

Autor Ricardo Lima

Site Autorizado: www.redealianca.com.br