Artesanato: Invista e tenha peças exclusivas sempre!
14/11/2018
Prefeitura lança programa de Artesanao
Prefeitura de São Paulo Lança Programa Mãos e Mentes Paulista
21/03/2019

Como a compra de artesanato motiva os artesãos?

Pense por um momento na carreira que você escolheu seguir. Provavelmente é algo que você realmente gosta, que lhe traz alguma satisfação. Por isso que você investiu tempo, dinheiro e dedicação para se tornar um bom profissional, afinal, você queria trabalhar com aquilo que ama, não é mesmo?

Mas mesmo que você ame muito, pense em exercer a sua profissão dia após dia, incansavelmente, e não ser remunerado por isso. Continuaria valendo a pena? Seria fácil tomar a decisão de mudar de profissão e fazer algo que não lhe deixa feliz pelo resto da vida para ter retorno financeiro?

As dificuldades de ser artesão

Esse panorama que traçamos no início do artigo é a realidade de milhões de artesãos brasileiros, que se dedicam dia após dia com afinco e esmero, mas que nem sempre conseguem obter o devido retorno de seu trabalho.

O artesanato é a fonte de renda de milhões de profissionais espalhados por todo o Brasil. Mais do que um simples trabalho, trata-se de uma forma de preservar e refletir a cultura e a tradição das comunidades e cidades nas quais a atividade é realizada. Ou seja, além de ser uma tarefa árdua, ser artesão também tem uma grande importância histórica.

Durante muito tempo essa profissão permaneceu marginalizada e nem mesmo era reconhecida como um trabalho comum. De alguns anos para cá, debates e ações com foco em promover a economia criativa têm tirado esses artesãos do anonimato e lhes dado voz para falar da sua arte.

Mais que isso: ações espalhadas pelo Brasil têm ensinado os artesãos a ser empreendedores para conseguir vender melhor e colher os frutos do seu trabalho.

Por que comprar artesanato?

Embora todas as ações que promovam o artesanato sejam necessárias e muito bem-vindas, de nada vai adiantar se não houver apoio do público consumidor. Pense assim: da mesma forma que você deseja (e deve) ser remunerado pelo seu trabalho, o trabalho dos artesãos são os produtos que eles confeccionam manualmente, portanto, é por isso que eles merecem receber retorno financeiro.

Ao comprar uma peça artesanal você está mostrando para quem o produziu que aquilo tem valor, que merece ser comprado. É assim que os artesãos se sentem motivados não só a continuar produzindo os seus objetos, mas também a participar das ações de fomento que mencionamos anteriormente.

Quando as pessoas compram, quando deixam de investir em uma peça fabricada por indústrias imensas visando o lucro acima de tudo para investir em um objeto feito à mão, detalhe por detalhe, com todo o carinho, por um profissional que deseja manter a cultura e a tradição, as engrenagens da economia criativa se movimentam.

Sobre deixar de lado os preconceitos

Muita gente tem preconceito com peças artesanais, achando que são antiquadas. Pois a Rede Aliança está aqui para comprovar que, de fato, isso não passa de um preconceito infundado! Os produtos são lindos, têm qualidade e seguem as tendências, mas com uma personalidade que apenas um artesão sabe dar a um objeto.

Dê uma chance a esse trabalho tão bonito – conheça nossos produtos e deixe-se encantar!

Autor: Ricardo Lima

Autorizador www.redealianca.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *